segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Por que Cavaleiros do Zodíaco é um dos melhores animes já feitos


Saint Seya foi um mangá escrito por Masami Kurumada, e publicada entre 1986 e 1990 pela Shonen Jump. O sucesso da obra foi instantâneo, de forma que no mesmo ano do lançamento do manga, foi lançado o anime, ainda em 1986. O anime também alcançou grande sucesso na europa, asia, américa latina, chegando no Brasil em 1994 na manchete, que transmitiu a serie até 1997, e o exito foi tão grande que gerou uma verdadeira febre, ajudando a popularizar os animes no país. Essa obra influenciou vários mangakas famosos, como por exemplo Masashi Kishimoto e Tite Kubo, criadores de Naruto e Bleach, respectivamente. Nesse artigo vamos analisar alguns dos fatores que fazem o anime Cavaleiros do Zodíaco ser um dos melhores já feitos até hoje.

                Mitologia Grega
                A mitologia grega é algo fascinante, diversas adaptações foram feitas ao longo do tempo e muitas tiveram sucesso porque é algo muito interessante. Pode ser não ideia mais original do mundo, mas a adaptação feita por Kurumada junta a questão dos signos, da astrologia, introduz o conceito de armaduras e essa mistura criou um universo realmente cativante.

                Trilha sonora
                Diferente de muitos anime de ação e aventura que incluem bastante a comédia, no caso de Saint Seya temos um foco em elementos dramáticos. A emoção é uma das principais características da série, e a trilha sonora tem um papel muito importante nesse quesito, não deixando a desejar em nenhum momento. A bela trilha de cavaleiros é marcante nas cenas emocionantes, e também é boa nos momentos de ação, com certeza ficou marcado na lembrança dos fãs.

                Balanceamento e relevância dos personagens
                Esse é um dos principais diferenciais dessa série. Em muitos animes certos personagens secundários tem uma relevância em algum momento, e com o passar da história passam a ser totalmente ignorados, se tornando realmente desinteressantes. Outro exemplo são animes com um personagem principal e coadjuvantes que estão sempre presentes, no início participam todos juntos dos combates, mas com o passar do tempo, o protagonista se torna ultra poderoso, enquanto os coadjuvantes ficam muito para trás, a ponto de nem participarem mais da ação. Então os fãs que se apegaram a esses personagens, que muitas vezes são excelentes, ficam desapontados, pois estão vendo um desperdício de um bom personagem.
                Em Cavaleiros do Zodíaco, temos o protagonista principal que é o Seya, mas os outros quatro protagonistas se equivalem em poder e importância de suas batalhas, até o fim do anime. Personagens secundários como os cavaleiros de ouro, são muito relevantes em todo o desenvolvimento da história. Com isso tempos até dificuldade em apontar qual personagem é o mais popular, pois Kurumada aproveita muito bem os personagens que criou.       

                Violência Gráfica
                Em Cavaleiros temos muitas cenas realmente violentas e muito sangue. Mas dentro de um bom senso, não tem aquela violência gratuita, apelativa, o que acontece está dentro do contexto das batalhas de vida ou morte que os heróis enfrentam. Esse elemento se torna diferencial de outros animes, e principalmente das animações americanas, que praticamente não tem sangue, em sua maioria.

                Dublagem
                Esse quesito destacamos a dublagem nacional. A dublagem Brasileira desse anime é simplesmente espetacular. Um trabalho muito bem feito por grandes profissionais que realmente deram vida aos personagens da série. O reconhecimento desse grande trabalho fez com que a dublagem fosse mais valorizada no Brasil. Até hoje Hermes Baroli e cia são reconhecidos pelo seu trabalho em Saint Seya.

                Os filers são bons!
                Essa é uma das maiores qualidades desse anime. Os filers são episódios em animes que não estão na história originalmente, ou seja, não são baseados no mangá. Normalmente são criados para, digamos assim, “encher linguiça”, para a série não precisar parar enquanto enquanto o mangá está sendo escrito. Ou então para aumentar o tempo de exibição de um anime de grande audiência, para ele durar mais tempo e consequentemente render mais dinheiro. Na maioria dos casos, filers são odiados pelos fãs pois são muitas vezes chatos, contam histórias que tentam ser engraçadinhas, mas normalmente são desinteressantes. O pior é quando as emissoras exageram e voce tem uma serie com quase tantos filers quanto episódios canônicos. Em Cavaleiros do Zodiaco há um diferencial. O anime foi lançado no mesmo ano da criação do mangá, em 1986, e a história já estava alcançando o que acontecia nos quadrinhos. Então no final da saga do santuário criaram a saga de Asgard, especialmente para o anime. Uma saga inteira de filer, mas criada de uma maneira inteligente, teve sua história integrada a saga de Poseidon, funcionando como uma saga prólogo. E de fato a saga de Asgard é ótima! Muitos fãs gostam mais dessa saga do que de outras sagas canônicas. Antes disso, existiram outros filers, que também foram integrados a história, episódios entre a luta contra os cavaleiros negros e a aparição dos cavaleiros de prata. Tem foco no mestre do santuário tentando recuperar a armadura de ouro de sagitário que estava em poder inicialmente de Saori Kido. Esses episódios também são bons, e se a pessoa não conhece o mangá talvez nem imagine que são filers.

Podemos observar então, vários aspectos que tornam essa animação tão especial para seus fãs e porque fez tanto sucesso em todos esses anos. Vida longa aos cavaleiros de Atena!!

Para outras matérias acesse também http://culturapopbr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário