quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Jogos antigos com finais surpreendentes

Cada vez mais a importância da historia nos jogos aumenta. Criar um enredo interessante, bem trabalhado, com cinemáticas incríveis e um final marcante é quase que uma obrigação na maioria dos jogos da atualidade. Um desfecho na história que foge do comum é algo que com certeza torna a experiência de um game memorável, como os finais de The Last of Us e BioShock Infinite por exemplo, mas alguns jogos antigos também possuem finais surpreendentes, que vão além dos clichês da época de salvar o mundo ou salvar a princesa, namorada, enfim. Vamos apresentar a seguir alguns games antigos que tem um enredo interessante mas nada de mais a principio, talvez até clichê, mas o final é algo inesperado.  

*Como vamos falar de finais, obviamente o texto contem spoilers, então se preferir só pegar os nomes dos games pra experimentar e tentar chegar no final fique a vontade.

 Prehistoric Isle in 1930
Prehistoric Isle é um game exclusivo de arcade lançado pela SNK em 1989. Se trata de um shoot em up, ou jogo de navinha, de rolagem horizontal, em que nos pilotamos um avião que carrega uma poderosa arma experimental. Somos enviados em uma missão para investigar a razão de desaparecimentos de aviões e navios em uma rota comercial das Bahamas. Quando chegamos no local vemos criaturas que já deveriam estar extintas vivas e nos atacando! São homens de neanderthal, dinossauros e outras criaturas que devemos enfrentar no jogo, que diga-se de passagem é bem difícil. Hoje em dia é quase impossível encontrar essa maquina em algum lugar, mas o game pode ser jogado por emulação.
O Final do Game: Depois de varias fases e chefes, chegamos ao boss final. Depois de uma dura batalha conseguimos derrotar a criatura e voamos em direção ao continente para contar a razão dos acidentes naquele local. De repente somos atacados por pterodáctilos e o avião explode! Depois é revelado que o local em que o jogo se passa é o triângulo das bermudas.


Art Of Fighting
Esse clássico dos jogos de luta dos arcades foi lançado em 1992, recebeu ports para consoles caseiros como Neo Geo, Snes, PC Engine e Mega Drive. É um jogo que se destaca pelos ótimos gráficos para a época, com sprites grandes e detalhados, além de elementos inovadores em sua jogabilidade. Quando Yuri Sakazaki é raptada, seu irmão Ryo e seu amigo Robert tem a missão de vasculhar a cidade a sua procura, enfrentando diversos inimigos.
A historia parece bem clichê, salvar a donzela que foi sequestrada, mas a surpresa está reservada para quem conseguir chegar na ultima luta desse game, o que não é tarefa fácil, pois a dificuldade é amarga.
O Final do Game: Após derrotar Mr Big, chefe do crime organizado daquela cidade, a batalha final acontece em um velho dojô abandonado. O rival veste roupas parecidas com as de Ryo, uma mascara, e tem golpes semelhantes, porem mais potentes. Era como lutar contra seu reflexo no espelho. Depois de uma luta muito difícil, Ryo derrota o oponente, mas quando vai desferir o golpe final sua irmã surge e o impede, pois aquele guerreiro se tratava do pai deles Takuma, a muito tempo desaparecido. Ele foi coagido a trabalhar para a máfia para pagar débitos que ele não tinha como arcar. Mas um do trabalhos sujos envolvia tirar a vida de um homem, e Takuma recusou. Então os criminosos raptaram sua filha.


Cyber Lip 
 Cyber Lip é um game de tiro lançado em 1990, para os arcades, recebendo versão caseira para o Neo Geo em 1995. Tem influência do clássico Contra de 1987 em alguns aspectos. Os jogadores controlam Rick e / ou Brook, dois soldados veteranos que são enviados pelo governo para deter um super computador militar que está com defeito. Esse computador era responsável pela segurança da terra contra quaisquer ameaças, com o controle sobre um exercito de androides fortemente equipados. Inesperadamente o computador começa agir estranho e os androides ficam fora de controle, sendo um perigo para o planeta. Nossos heróis são enviados para salvar a terra.
O Final do Game: Durante o gameplay, em alguns momentos no visor um representante dos governantes nos passa informações. Quando finalmente chegamos para a luta final contra o super computador, ele diz que não está tentando destruir a terra. Nesse momento nos fazemos o que o jogo manda, que é enfrentar o computador. Com muita dificuldade saímos vencedores, destruindo o computador e seu exercito. No visor o governante nos parabeniza pela missão cumprida, depois diz que não existem mais obstáculos no caminho, e que a terra é nossa, enquanto sua feição muda para um sorriso diabólico e olhos vermelhos. E o jogo acaba assim. Ou seja, o computador não tinha defeito, estava fazendo o que foi programado, proteger o planeta, que tinha aliens infiltrados no governo central. É realmente um ótimo e marcante final. Infelizmente o jogo não teve uma sequência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário