Em 1997,
era lançado no Japão pela Capcom o terceiro jogo da franquia Breath of Fire.
Esse jogo acabou se tornando um grande clássico de RPG do nosso querido PS1,
Play 1 , PSX, ou seja lá o nome que você prefira dar.
Embora seja o 3, esse
título não é uma continuação do anterior, já que uma característica da saga é
de que cara jogo conta sua própria história sem vínculos diretos, exceto a
familiaridade com os mesmos monstros, raças, itens etc.
Esse
jogo permite uma análise bem apurada seja da sua narrativa, trilha sonora ou
jogabilidade, mas tem algo que sempre me chamou atenção no mundos dos games, e
talvez pouca gente dê muita importância: o status dos personagens que temos
para escolher.
Cada jogador se identifica mais com um tipo de personagem, seja
pela forma que ele luta, comporta-se ou personalidade. Trago a vocês, hoje, uma
análise específica a respeito dos atributos dos 7 personagens jogáveis em
Breath of Fire III. Vamos lá?
Antes
das comparações, vamos ver um pouco o que cada atributo faz no jogo, e assim
fica muito mais fácil perceber o potencial de cada time.
1 – HP (Health Points)
É o
total de vida, o famoso “life” que sempre estamos preocupados
2 – AP (Abilities Points)
É o
total de especial que o personagem tem, como se fosse a “mana”. Esse atributo
permite o uso mais frequente das magias e especiais.
3 – Power (PWR)
É o
ataque físico do personagem seja em ataques normais ou habilidades que tenham o
dano físico.
4 – Inteligência (INT)
É
responsável pelo dano e defesa mágicos
5 – Defesa (DEF)
É a
proteção contra danos físicos
É o
quanto seu personagem é rápido, sua mobilidade. Em BOF 3, a agilidade determina
a iniciativa da ação, ou seja, quem tiver a maior agilidade começa fazendo sua
jogada na rodada de combate. Esse atributo também permite turnos extras aos
personagens.
Bem,
já que agora estamos um pouco mais por dentro do que cada atributo faz, vejamos
uma tabela com o status de todos no level 99, que é o máximo permitido no jogo.
Lembrando estão sem qualquer bônus externo, apenas o que ganham por level.
Em vermelho está o atributo que o personagem é
o especialista. Para os que odeiam matemática, temos um gráfico mais
apresentável:
Com
os dados na mão, percebemos logo que Peco
se destaca por ter o melhor HP e Defesa simultaneamente!!! Um verdadeiro tanque
de guerra ou saco de pancadas.
Nina
possui o maior AP do jogo, o que é esperado, já que possui o maior número de
magias. É a maga da equipe.
Rei é o
mais ágil do grupo, com sua velocidade ele abusa dos turnos extras.
Momo, por sua vez, é a mais inteligente
dos heróis, o que faz sentido já que ela é uma inventora, super cientista.
Garr não poderia ser o melhor em outra
coisa a não ser o ataque físico. A cavalice em pessoa.
Teepo é um caso à parte, já que ele só é jogável no início do jogo.
Parece ser uma pirraça dos desenvolvedores, Teepo tem o maior número total de
pontos, um personagem extremamente equilibrado, tendo o potencial de ser usado
de qualquer maneira, seja focado em magia, ataques normais ou sua agilidade.
E
o que dizer de Ryu? O que esperar do
protagonista? Como acontece em diversos jogos, o nosso herói principal é um senhor
equilíbrio na equipe ,uma versão mais fraca de Teepo.
Por incrível que pareça,
Ryu não é o melhor nem o pior em nenhum dos atributos, o que provavelmente foi
feito para se adequar a todo tipo de jogador, pois Ryu não pode ser removido do
time.
Vale dizer que não estou dizendo que ele é fraco, com as Dragon Gems ele
se torna o mais forte de todos de longe.
E
vocês leitores? Qual time prefere? O trio da testosterona (Rei, Ryu e Garr),
como eu costumo chamar... ou uma equipe mais voltada para magia, com o uso de
Nina e Momo? Até a próxima galera!!!
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