quarta-feira, 18 de julho de 2018

BREATH OF FIRE III – ANÁLISE DOS PERSONAGENS #1





Em 1997, era lançado no Japão pela Capcom o terceiro jogo da franquia Breath of Fire. Esse jogo acabou se tornando um grande clássico de RPG do nosso querido PS1, Play 1 , PSX, ou seja lá o nome que você prefira dar. 

Embora seja o 3, esse título não é uma continuação do anterior, já que uma característica da saga é de que cara jogo conta sua própria história sem vínculos diretos, exceto a familiaridade com os mesmos monstros, raças, itens etc.

Esse jogo permite uma análise bem apurada seja da sua narrativa, trilha sonora ou jogabilidade, mas tem algo que sempre me chamou atenção no mundos dos games, e talvez pouca gente dê muita importância: o status dos personagens que temos para escolher.
 Cada jogador se identifica mais com um tipo de personagem, seja pela forma que ele luta, comporta-se ou personalidade. Trago a vocês, hoje, uma análise específica a respeito dos atributos dos 7 personagens jogáveis em Breath of Fire III. Vamos lá?

Antes das comparações, vamos ver um pouco o que cada atributo faz no jogo, e assim fica muito mais fácil perceber o potencial de cada time.

1 – HP (Health Points)
É o total de vida, o famoso “life” que sempre estamos preocupados

2 – AP (Abilities Points)
É o total de especial que o personagem tem, como se fosse a “mana”. Esse atributo permite o uso mais frequente das magias e especiais.

3 – Power (PWR)
É o ataque físico do personagem seja em ataques normais ou habilidades que tenham o dano físico.

4 – Inteligência (INT)
É responsável pelo dano e defesa mágicos

5 – Defesa (DEF)
É a proteção contra danos físicos

6 – Agilidade (AGL)
É o quanto seu personagem é rápido, sua mobilidade. Em BOF 3, a agilidade determina a iniciativa da ação, ou seja, quem tiver a maior agilidade começa fazendo sua jogada na rodada de combate. Esse atributo também permite turnos extras aos personagens.

Bem, já que agora estamos um pouco mais por dentro do que cada atributo faz, vejamos uma tabela com o status de todos no level 99, que é o máximo permitido no jogo. Lembrando estão sem qualquer bônus externo, apenas o que ganham por level.



 Em vermelho está o atributo que o personagem é o especialista. Para os que odeiam matemática, temos um gráfico mais apresentável:









Com os dados na mão, percebemos logo que Peco se destaca por ter o melhor HP e Defesa simultaneamente!!! Um verdadeiro tanque de guerra ou saco de pancadas.

Nina possui o maior AP do jogo, o que é esperado, já que possui o maior número de magias. É a maga da equipe. 

Rei é o mais ágil do grupo, com sua velocidade ele abusa dos turnos extras.

Momo, por sua vez, é a mais inteligente dos heróis, o que faz sentido já que ela é uma inventora, super cientista.

Garr não poderia ser o melhor em outra coisa a não ser o ataque físico. A cavalice em pessoa.

Teepo é um caso à parte, já que ele só é jogável no início do jogo. Parece ser uma pirraça dos desenvolvedores, Teepo tem o maior número total de pontos, um personagem extremamente equilibrado, tendo o potencial de ser usado de qualquer maneira, seja focado em magia, ataques normais ou sua agilidade.

 E o que dizer de Ryu? O que esperar do protagonista? Como acontece em diversos jogos, o nosso herói principal é um senhor equilíbrio na equipe ,uma versão mais fraca de Teepo.

 Por incrível que pareça, Ryu não é o melhor nem o pior em nenhum dos atributos, o que provavelmente foi feito para se adequar a todo tipo de jogador, pois Ryu não pode ser removido do time.

 Vale dizer que não estou dizendo que ele é fraco, com as Dragon Gems ele se torna o mais forte de todos de longe.



E vocês leitores? Qual time prefere? O trio da testosterona (Rei, Ryu e Garr), como eu costumo chamar... ou uma equipe mais voltada para magia, com o uso de Nina e Momo? Até a próxima galera!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário